Porquê adotar agile?

Você decidiu que deseja adotar métodos ágeis. Na verdade quem decidiu mesmo foi seu chefe (ugh) ou o time todo (legal!). De qualquer maneira você decidiu embarcar na jornada. Vai fazer um cursinho, de repente ler um livro e aí começar a utilizar métodos ágeis, certo?

Calma, gafanhoto. Antes disso, é importante se perguntar PORQUÊ.

Simon Sinek, em seu livro Start With Why, afirma que grandes líderes e grandes empresas sempre começaram suas empreitadas perguntando o porquê, tendo assim um forte senso de propósito que os movia durante sua jornada. Quem quiser mais detalhes sobre o tema, veja sua palestra no TED sobre o assunto.

Então, afinal porquê você quer adotar métodos ágeis?

A adoção de métodos ágeis em seu time vai gerar mudanças. Mudanças são complexas, exigem musculatura emocional. Porquê você quer passar por isso? O que está acontecendo no seu time/trabalho/processo que motivou você a querer mudar? O seu time também deseja esta mudança? E o seu chefe? Você deseja ser este agente de mudança?

Minha sugestão nesse momento pra você é: pare agora de estudar métodos ágeis e comece a escrever o que está motivando você a buscar a adoção de métodos ágeis no seu processo de desenvolvimento de produto. Quero enfatizar o verbo escrever. Quando escrevemos passamos por um processo cognitivo mais elaborado, nossas idéias ficam mais arraigadas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s