Descoberta do Conhecimento

Este é o segundo artigo da série com minha releitura do Manifesto Ágil. Por favor deixe seu feedback para que eu possa melhorá-lo.

Valor do manifesto

  • Working software over comprehensive documentation

Princípios do manifesto

  • Deliver working software frequently, (…)
  • Working software is the primary measure of progress

O que é um software que funciona?

Um software, para ser considerado funcional, precisa atender aos requisitos do usuário. Alguns dicionários definem requisito como condição e/ou exigência que deve ser satisfeita para determinado fim. As condições e exigências que devem ser atendidas são determinadas pelo negócio do usuário. Se forem atendidas, tais condições e exigências irão trazer valor ao negócio. Um software que funciona agrega valor ao negócio do usuário. 

Como o software agrega valor para o negócio?

Como traduzir o conhecimento tácito do usuário em conhecimento explícito nas linhas de código do software que está sendo implementado? A verdade é que esse processo de “tradução” carrega um grande número de suposições acerca do que o usuário quer. Suposições essas que são influenciadas pela qualidade da comunicação que estabelecemos durante o processo. A chave para a descoberta deste conhecimento explícito é diminuir ao máximo o tempo do ciclo de “tradução”, de modo que o usuário possa validar nossas suposições. À medida que o usuário valida temos a descoberta do conhecimento e isso se torna valor para a organização. Agregamos valor para o negócio através da descoberta do conhecimento, que é explicitado através de entregas rápidas e contínuas de software.

E a documentação?

Responda essa pergunta: quando uma documentação é considerada fator de sucesso em um projeto de software, que características ela deve possuir?

Anúncios

Um pensamento sobre “Descoberta do Conhecimento

  1. Pingback: Revisitando o Manifesto Ágil | Desenvolvendo Idéias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s