Revisitando o Manifesto Ágil

Mais de dez anos após o Manifesto Ágil e a ainda somos questionados sobre o sucesso do movimento. De vez em quando ouço pessoas dizendo “agile não funciona”. Pra mim esta afirmação não faz sentido algum. Agile não é uma “coisa” que, aplicada a algo que não está funcionando, a corrige e faz com que a tal “coisa” passe a funcionar. Neste artigo afirmo que os princípios e valores do Manifesto Ágil (desde então rotulados como ágeis) devem ser tratados pelas organizações como uma competência, tanto pessoal como coletiva.

Acredito que o equívoco das pessoas e empresas na adoção de métodos ágeis se deve justamente ao distanciamento dos valores e princípios do manifesto. Tais iniciativas estão muito mais preocupadas com os “métodos” do que o “ágeis”. Ou seja, estão mais preocupadas com o “Como” do que o “Porquê”. A lei do “cara” (imagem acima) é bem reveladora nesse aspecto: para agregar valor é necessário aumentar o significado do Porquê e não do Como. Você já se perguntou porquê deseja adotar agile?

Com o objetivo de resgatar seus valores e princípios, resolvi fazer uma releitura do manifesto. Vou separá-la em 5 artigos, os quatro primeiros relacionados aos valores ágeis e seus princípios relacionados, e o último uma conclusão. O primeiro, sobre Pessoas e Processos já está pronto. O resto vou compartilhando com vocês durante as próximas semanas.

  1. Processo versus Fluxo
  2. Descoberta de Conhecimento
  3. Propósito do Cliente
  4. Prontidão para Mudanças
  5. Conclusão: Competência Ágil

Ao final desta série, gostaria que você (juntamente com seu time) parasse para pensar e respondesse sinceramente a estas duas perguntas:

  • Como seu projeto ou trabalho atual será considerado bem sucedido?
  • Que competências você e seu time deverão desenvolver para garantir o sucesso descrito acima?

Esqueça qualquer rótulo! Basta aplicar as respostas acima e será o bastante para um trabalho gratificante, motivador e cheio de resultados.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Revisitando o Manifesto Ágil

  1. Pingback: Descoberta do Conhecimento | Desenvolvendo Idéias

  2. Pingback: Processo versus Fluxo | Desenvolvendo Idéias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s